Sistematização
O Terceiro Conselho Regional de Entidades Estudantis de Arquitetura e Urbanismo desta gestão ocorreu de 16 a 18 de maio de 2008. Sediou-se no Centro Universitário Módulo e na casa gentilmente cedida do sr. José Álvaro Lorenzetti, na cidade de Caraguatatuba, São Paulo. Contou com a participação de estudantes da Escola da Cidade (São Paulo), Uninove (São Paulo), Unimódulo (Caraguatatuba), Unesp (Bauru), USP (São Carlos) e Unicamp (Campinas), sendo os estudantes das últimas 4 instituições citadas, membros da Comissão Organizadora do Encontro Regional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo São Paulo, Assessoria Regional
São Paulo, Diretoria Regional São Paulo e Diretoria de Ensino, Pesquisa e Extensão, respectivamente.
Sexta-Feira, 16 de maio de 2008
Deu-se, neste dia, a chegada dos participantes ao local do CoREA, no período da noite. Optou-se por nãodesenvolver pauta de discussão neste dia.
Sábado, 17 de maio de 2008
No turno da manhã, realizado no Centro Universitário Módulo, aprovou-se a pauta do
CoREA.
Primeiramente, decidiu-se a sede do CoREA seguinte. Optou-se por sediá-lo na cidade de São
Luis do Paraitinga, de 15 a 17 de agosto de 2008. O motivo justifica-se na necessidade de a Comorg mostrar aos estudantes interessados o local de realização do EREA 2009 e, com isso, garantir uma discussão mais embasada sobre a construção do encontro. Normalmente, sedia-se um CoREA na cidade-sede do EREA no último Conselho antes do Encontro, para diminuir a dificuldade de deslocamento da Comissão Organizadora. Neste caso, como a Comissão não é residente na cidade em questão, não justifica-se.
Em seguida, falou-se dos problemas que o CoNEA São Carlos, a realizar-se de 6 a 9 de junho de 2008. Há impossibilidade de realização nas universidades de São Carlos. Como houve o oferecimento por parte do estudante Rodrigo Seminari, da USP São Carlos, de uma chácara para sediá-lo, cogitou-se mudar a sede para a cidade de Bragança Paulista. Acredita-se que não haverá prejuízos a quem já se planejou e previne os estudantes da USP de São Carlos de dificuldades decorrentes da realização do CoNEA de modo irregular nesta cidade.
Aprovou-se pelos presentes essa mudança, dependendo apenas do aval final do dono da chácara.
Como há dificuldades de acesso à chácara, visto a distância do centro da cidade, cogitou-se disponibilizar uma van para fazer o translado dos participantes. Michel Salazar se ofereceu para verificar a possibilidade com um profissional. A FeNEA deve se responsabilizar por eventuais danos ao local.
Após este ponto, realizou-se a abertura para indicações às diretorias nacionais. Não houve novas
indicações. Seguiu-se para as indicações e aceitação da Diretoria Regional São Paulo. Houve a indicação de Marcelo Mancini (Unesp P. Prudente), Rodrigo Rocha (Escola da Cidade) e Paula Miranda (Unesp Bauru). Marcelo não estava presente, portanto não pôde aceitar ou declinar o cargo. Rodrigo aceitou. Paula protelou sua decisão para outro momento. Não havendo contra-indicações, Rodrigo Rocha firmou-se Diretor Regional São Paulo para a gestão 2008/2009.
No turno da tarde, discutiu-se possibilidades para a rearticulação da Regional São Paulo, no momento, esvaziada da participação de seus estudantes. Optou-se por garantir a proximidade ao estudante de diversas formas. Uma delas é livrar-se do estigma que o movimento estudantil possui, atrelando mais atividades ligadas diretamente à Arquitetura e Urbanismo, ampliando a possibilidade de participação para outros perfis de estudante.
Para resolver, em parte, a questão da proximidade ao estudante e a interação entre estes, propôs-se a criação de um hotsite dentro do site da FeNEA, num endereço como HTTP://www.fenea.org/sp, onde constaria um banco de dados dos cursos e entidades estudantis, além da divulgação de eventos da FeNEA ou das faculdades, publicação de menções honrosas do CICAU Regional, notícias, sistematizações, calendário, mídias e contatos.
Criou-se, como uma proposta de atividade imediatamente ligada à Arquitetura e Urbanismo, o evento “Ateliê São Paulo”. Sua primeira edição realizar-se-á em São Carlos, de 12 a 14 de setembro de 2008.
Trata-se de um espaço onde ocorre o desenvolvimento de projetos por equipes compostas de estudantes de diversas faculdades da regional, visando buscar soluções para
problemáticas urbanas, aproveitando-se da variedade de experiência e aptidões dos
participantes. Serão três dias (sexta-feira, sábado e domingo), onde ocorre a apresentação da proposta, divisão de equipes necessariamente diversificadas, desenvolvimento dos projetos, discussão dos produtos, premiação com menções honrosas e possível publicação.
Se possível, deve ser realizado em faculdades onde possa utilizar-se dos recursos já dispostos aos estudantes cotidianamente, como biblioteca, acesso à internet, referências em geral, mesas de trabalho, etc.
Utilizar-se da cidade-sede como laboratório. A diretoria não deve responsabilizar-se por sua realização, mas instigar e acompanhar o processo de construção por uma comissão organizadora. Este evento deve articular-se com o SERES, realizado logo após, dos dias 26 a 28 de setembro, e havendo complementaridade entre estes eventos. No turno da noite, houve a discussão sobre a situação do EREA São Luis do Paraitinga. Michel Salazar apresentou o andamento da Comissão Organizadora, falou das reuniões online freqüentes e da possibilidade de realizar reuniões físicas uma vez por mês, sendo que, em janeiro, fevereiro e março serão três vezes por mês. Comentou da idéia de vender Cartões-Postais, como forma de obtenção de renda, e não se concretizando a idéia de usá-los como “vale-isenção”. Não pensou-se exatamente a temática e o conceito como um todo, sendo que será decidido em reuniões posteriores. Por outro lado, comunicação e patrocínio encontram-se adiantados em suas tarefas, mesmo não havendo a conceituação do EREA.
Domingo, 18 de maio de 2008
Pela manhã, houve uma situação a respeito da reunião do CBA de março e como o Projeto de Lei do CAU pode ser alterada. Como há um prazo até 9 de junho para encaminhar-se uma posição do CBA ao Poder Executivo da nação, decidiu-se montar uma análise crítica e com propostas para o PL apresentado, através do grupo de e-mails da Regional, apresentar ao CoNEA e encaminhar, se aprovado, ao CBA.
Seguiu-se com a apresentação dos encaminhamentos do CoREA. São eles:
§ IV CoREA: Realização em São Luis do Paraitinga, sob responsabilidade da Comorg organizá-lo enquanto infra-estrututa necessária;
§ II CoNEA: Deverá realizar-se em Bragança Paulista, alterando-se da situação inicial em São Carlos, necessitando apenas do aval dos organizadores de São Carlos. Michel Salazar, da Unimódulo, estudará a viabilidade da contratação de uma van para translado rodoviária-chácara;
§ Rodrigo Rocha, da Escola da Cidade, assumirá o cargo de Diretor Regional São Paulo na gestão seguinte;
§ Desenvolvimento do hotsite da Regional São Paulo por Alexandre Leitão, da USP São Carlos;
§ Desenvolvimento do Ateliê São Paulo, a acontecer de 12 a 14 de setembro de 2008, pela comissão organizadora responsável;
§ Definição da data do SERES SP de 26 a 28 de setembro de 2008;
§ Construção da carta sobre o PL de criação do CAU até o CoNEA próximo. O primeiro modelo será elaborado por Claudemar Nascimento, da Uninove.
Encerrou-se o Conselho com a avaliação do mesmo pelos presentes.
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